Guia de Conquistas: Dead Island

Se você leu nosso Mapa da Mina do título, já sabe que consideramos Dead Island bem melhor do que a crítica gosta de tachá-lo. Exatamente por isso temos dedicado algumas horinhas eliminando zumbis na ilha de Banoi. Então nada mais justo do que um Guia de Conquistas, não?

Antes de começar o jogo você precisa escolher com qual personagem vai seguir toda a campanha. Cada um deles tem características especificas, como a especialidade em um tipo de arma, por exemplo. Em termos de atributos, não dá pra dizer que existe um personagem melhor ou mais equilibrado, mas certamente Purna sai em desvantagem já que é a especialista em armas de fogo. Se você nem começou o jogo ainda, deve achar estranha tal afirmação. Fato é que dar tiro em Dead Island não tem lá muita eficiência. Como a proposta do jogo é o combate com armas brancas, mandar bala em zumbis provoca muito menos dano do que uma boa machadada ou mesmo aquele taco de beisebol enfiado no meio da fuça. Ok, agora quando se trata de conquistas, não há melhor opção do que começar jogando com Sam B. Além do cara ser o personagem ideal pra usar um esquema de evolução de níveis muito bom, tem uma conquista específica que só pode ser feita com ele. Em termos de diversão, a chinesa Xian Mei sai na frente já que sua especialidade com armas afiadas proporciona momentos mais prazerosos ao retalhar zumbis. Bom, seja qual for sua escolha, saiba que de qualquer maneira vai ser preciso jogar com todos os personagens até o final do primeiro Ato pra conseguir todas as conquistas. O tal feito específico para Sam B pode ser realizado logo que começa o segundo ato, então fazer o playthrough completo com ele, ou não, muda pouca coisa. De fato facilita um pouco a tal conquista, mas nada que não possa ser contornado.

Ah, antes de começar, deixe os controles configurados no modo analógico. Dessa forma você vai precisar segurar o e mover o para dar golpes. É um modo de combate mais complicado, porém mais eficiente. Quando as coisas ficarem mais caóticas pode ser até que isso dificulte o combate, mas pelo menos você já vai ter feito a conquista relacionada à tal configuração.

Introdução feita, vamos à primeira conquista possível de se realizar no jogo:

 Knock, Knock
Arrombe uma porta trancada com o primeiro golpe
– Logo que iniciar o jogo você sai do seu quarto no hotel e um corredor adiante encontra outro quarto com uma porta trancada. Assim que interagir com a dita cuja, uma barra aparece na tela com um tipo de mini-game onde você precisa mover o analógico para acertar o marcador bem no centro da tal barra. Puxando para baixo o , o cursor começa a se mexer. Aí é só esperar o momento certo pra empurrar o analógico pra cima. É bem improvável acertar na primeira tentativa, então, se você é do tipo impaciente e quer a conquista logo de cara, recarregue o checkpoint e tente de novo. Não é nada difícil, basta pegar o timing da coisa. Assim que der a ombrada certeira e abrir a porta, o feito pipoca na tela. Não se preocupe se não rolar nas primeiras tentativas. Seja paciente e, se preferir, deixe pra fazer mais tarde. Fato é que provavelmente essa conquista vai acabar rolando naturalmente com o avanço do jogo. Serão muitas as portas trancadas que bloquearão seu caminho…

Seguindo com o jogo você passa por um prólogo. Não é longo e serve mais pra você se habituar aos comandos do jogo. Depois de receber ajuda pra escapar dessa primeira área você pega sua primeira arma e já vai ser possível jogar cooperativamente. Se quiser mais uma conquista fácil e rápida, tem essa aqui:

 Need a Hand?
Entre no partida de outro jogador
– Basta apertar e escolher Game Lobby. Depois de uma busca rápida vão aparecer jogadores com níveis e avanço similares ao seu na lista. Escolha alguma opção com todos os pontos verdes na lateral. Assim que a conexão for concluída, você é transportado pra partida escolhida e a conquista pipoca na tela.

Duas fáceis na conta, vamos começar a trabalhar um pouco? Então mãos à massa. Literalmente! Quer dizer, nem tanto assim. O importante é usar os próprios punhos pra acabar com os zumbis logo no início da aventura. Deixe as armas de lado por enquanto. Depois de esmurrar 25 mortos-vivos, conquista desbloqueada!

 Tae Kwon Leap
Mate 25 zumbis com seus próprios punhos

Lembra que eu disse pra deixar o controle configurado no modo analógico, certo? Então continue assim por enquanto. É provável que isso esteja dificultando as coisas, mas se você realmente não se adaptou a esse modo de comando, melhor continuar com ele até pipocar esta conquista aqui:

 Swing Them Sticks
Mate 150 zumbis usando o modo de combate analógico
– Simples e direto, certo? Uma dica: tá sofrendo feito o cão e não consegue de jeito nenhum usar esse modo de comando? Deixe pra configurá-lo sempre que encontrar um veículo funcionando. Com os controles no modo analógico, qualquer zumbi que você atropelar entra na conta para a conquista. Ajuda, não é?

Bora continuar avançando no jogo.

Logo você vai encontrar a primeira bancada de trabalho onde é possível fazer reparos nas suas armas, dar aquele upgrade e transformá-las em algo especial. Pra modificar um taco de beisebol, por exemplo, você vai precisar de um “manual” ou “guia”. Dá pra encontrar vários perdidos em alguma sala na vasta ilha de Banoi, mas a forma mais garantida é realizar sidequests. Depois é só coletar os “ingredientes” necessários para fazer esta conquista aqui:

 Warranty Void if Used
Crie uma arma customizada
– Mais claro impossível, certo? Nem se preocupe com esta aqui porque criar armas customizadas vai ser uma constante durante sua aventura. Lembre-se apenas de usá-las! Assim mais uma conquista vai estar garantida:

 A Very Special Day
Mate 250 zumbis com armas modificadas
– Vai rolar bem mais pra frente e nem é preciso se preocupar muito com ela já que deve desbloquear naturalmente. Além desta aqui:

 I Want One of Those
Crie 25 armas customizadas
– Pode confiar, vai rolar sem esforço. Eu garanto! E no meio do caminho ainda vai rolar outra conquista:

 Steam Punk
Crie uma arma para competir com os deuses do fogo ou do trovão
– Basta modificar alguma arma usando fogo ou eletricidade. O Torch Mod é o primeiro a ficar disponível no jogo completando a missão secundária “Counsel of Despair“. Seguindo as missões principais você recebe também o Shock Mod depois de completar “Black Hawk Down“.

Como já deu pra perceber, as conquistas de cumulação são bem comuns no jogo e valem de forma universal. Ou seja, não importa quantos playthroughs você fizer, o total será sempre a soma das ações em todas as partidas. Como isso vai ser uma constante no jogo, é mais interessante listar todas as conquistas de cumulação juntas, assim dá pra decidir desde o começo em qual feito trabalhar primeiro. Antes, porém, vamos falar de outras 3 conquistas? São essas aqui:

 Learning the Ropes
Alcance o nível 10

 Dedicated Student
Alcance o nível 25

 School of Hard Knocks
Alcance o nível 50
– Como a ideia é chegar ao nível 50, essas três conquistas podem ser consideradas como uma só. O caso é que você vai precisar decidir se quer adiantar os feitos logo no primeiro Ato do jogo. Tem um esquemão pra ganhar muito XP de forma ultra rápida. Já falamos disso antes no Mapa da Mina do jogo, então confira clicando ali no link. O truque é essencial para facilitar muito a realização de outros feitos, por isso recomendo enfaticamente que o faça. Fique esperto a um detalhe: recentemente foi lançada uma atualização específica para o jogo que permite evoluir seu personagem acima do nível 50. Algumas pessoas relatam que o tal truque parou de funcionar com esse update, mas ao mesmo tempo existem outros que podem garantir que a manha continua valendo. Seja como for, tenha cuidado quando alcançar o nível 50. Qualquer evolução posterior a ele só rola se a atualização estiver aplicada. Se você limpar o cachê pra fazer a nossa “Dica Master Blaster“, tenha em mente que vai perder todos os níveis extras depois do quinquagésimo. Sugestão? Assim que alcançar a meta, duplique o máximo que puder suas melhores armas e acumule uma pequena fortuna. Depois é entrar na Live de novo, fazer a atualização e deixar de lado esse esquema.

Ok, com seu personagem super evoluído logo no começo do jogo, as conquistas abaixo vão ser uma moleza!

One is All I Need
Mate 5 Infectados em sequência com um único golpe
– Veja bem, Infectado não é sinônimo de zumbi, mas sim a designação para um tipo específico de morto-vivo. Diferente dos Andarilhos, que são lentos e bem menos perigosos, os tais Infectados parecem corredores dos 100 metros rasos. Toda vez que encontrar com um deles o bicho vai dar um berro daqueles e sair correndo a milhão na sua direção. São esses caras que precisam morrer de novo com um golpe só. E tem que fazer isso 5 vezes seguidas, sem matar nenhum outro tipo de zumbi entre um maratonista e outro. O ideal é procurar um local onde eles aparecem mais abundantemente, como as áreas mais longínquas da praia, ou tentar o feito em missões que exijam defender um local ou pessoa do ataque de Infectados (a missão da estória principal em que é preciso defender a oficina onde seu caminhão é “tunado” é perfeita). As oportunidades são fartas, então você tem é que se preocupar em como derrubar um bicho desses com uma só tacada (ou machadada, ou espadada, ou martelada, etc). Qual o esquemão? Chegou ao nível 50 como eu sugeri? Beleza! Entre na partida de alguém que esteja muitos níveis abaixo de você. É fácil. Escolha alguém jogando capítulos inferiores ao que você está. Quanto mais no início do jogo o gajo estiver, melhor. Certifique-se antes de que você desativou o sistema de compensação que foi implementado com o último update do jogo (dá pra fazer isso no menu de opções, na aba Game, último ítem). Esteja também na área perto da Lifeguard Tower quando for buscar as partidas. Se você se conectou a um jogador pouco evoluído, todos os inimigos vão estar nivelados de acordo com a evolução do personagem do seu anfitrião. Ou seja, todos os zumbis que cruzarem seu caminho serão de níveis muito inferiores ao seu personagem. Sendo assim, qualquer arma decente que tenha no seu inventário vai derrubar os malditos com um único golpe. Já sabe o que fazer, não é? Tenha cuidado pra não dar chutes antes de acertar os Infectados. Como isso provoca dano neles, derrubá-los com apenas um golpe depois do pé na fuça não vale. O jogo mostra um status indicando a evolução para concluir a conquista. Se esse indicador não aparecer na tela, alguma coisa errada você está fazendo. Agora se você quiser tentar isso na raça ou não tiver como jogar online, equipe sua melhor arma e mantenha a mira alta pra acertar os malditos na cabeça. Uma espada, um machado ou uma bela marreta dão conta do serviço. O negócio é acertar o golpe durante a corrida do Infectado. Isso fará com que o próprio impulso dele sirva para aumentar o dano no momento do impacto.

Can’t Touch This
Use um martelo para matar 15 zumbis em série sem sofrer dano algum
– Parece mais fácil do que realmente é. Obviamente você vai fazer o mesmo esquema de entrar na partida de alguém em nível bem mais baixo que o seu, lembrando sempre de desabilitar o sistema de compensação de que já falei. Mesmo assim a labuta não é lá muito fácil. Por quê? Bom, a maioria dos martelos presentes no jogo provocam um ótimo dano, mas são muito desajeitados em seu manuseio. Geralmente é preciso calcular o golpe com alguma antecedência pra acertar um morto-vivo antes que ele tenha a chance de reagir. A dica é meter uma bica na cara do safado e logo em seguida desferir o golpe. Funciona bem se o nível do anfitrião da partida não for absurdamente mais baixo que o seu. Caso contrário, só o chute já vai ser o suficiente pra acabar com a raça dos condenados. Assim como todas as conquistas cumulativas do jogo, também será apresentado um status do seu progresso na tela. Nesse caso rola a cada 5 mortes. Vai fazer offline? Tenha o cuidado de enfrentar um zumbi de cada vez e derrube-os com chutes antes de começar a atacá-los.

10 Heads Are Better than 1
Mate 10 zumbis em sequência com tiros na cabeça
– O mais difícil pra esse feito é encontrar uma arma de fogo com munição suficiente. Apele de novo pro esquema de entrar no jogo de alguém mais fraco. Talvez seja melhor deixar pra tentar esta conquista depois do Ato 2 já que revólveres e espingardas são mais fáceis de se encontrar nesse ponto da partida. Se quiser alvos fáceis, atraia um grupo de mortos-vivos pra perto de um carro. Aí é só subir no veículo que os danados vão te rodear sem conseguir te alcançar. Capriche na mira e tente não errar a cabeça. Não tem problema acertar um ou outro tiro em outras partes do corpo, desde que isso não seja a causa mortis. Se quiser ficar de olho pra saber se está fazendo tudo certo, entre no menu de opções, vá para Extras e escolha Achievements. Procure na lista esta conquista aqui e deve aparecer uma barra mostrando seu progresso. Depois que derrubar o décimo zumbi seguido com um tiro no côco, aquela maravilhosa mensagem pipoca na tela! Pra fazer offline dá mais trabalho porque você vai precisar enfraquecer os malditos com alguns golpes de arma branca antes de finalizar o serviço com um tiro na cabeça.

Você é eclético no uso das armas? Então a essa altura é impossível não ter rolado esta conquista aqui:

 A Taste of Everything
Use 10 armas de combate diferentes para matar um zumbi
– A descrição pode causar alguma confusão, mas a ideia é simples: use 10 armas diferentes, sempre matando pelo menos um zumbi com cada uma delas. Feito! Algumas pessoas acham que é preciso usar as 10 armas no mesmo zumbi, mas não é o caso. Revólveres e espingardas não contam.

Tá se divertindo com a matança dos mortos-vivos? Então continue sendo eclético pra garantir as próximas três conquistas:

 To Put it Bluntly
Mate 250 zumbis usando armas de impacto
– Martelos, maças, tacapes… Se estiver jogando com o Sam B, são sua especialidade. Vale para todos os playthroughs que fizer num mesmo perfil, então a não ser que você seja muito ansioso, pode ficar sossegado que cedo ou tarde a bendita pipoca na tela.

  Hack & Slash
Mate 250 zumbis usando armas afiadas
– Tem uma espada, um cutelo ou um machado no seu arsenal? Use-os! Cedo ou tarde vai rolar, pode crer. Mais cedo do que tarde se você escolheu a bela Xian Mei como personagem da aventura…

 Guns Don’t Kill But They Help
Mate 250 zumbis usando armas de fogo
– Não precisa dar só tiros no infeliz pra contar, basta que o golpe de misericórdia venha de uma bala. O jeito difícil é reduzir ao máximo a energia dos zumbis e terminar o serviço com alguma arma de fogo. O jeito fácil é fazer o esquema de entrar na partida de alguém num nível bem inferior. Eu sugiro esse último método, caso contrário pode ser que o feito não role mesmo depois de terminar seu primeiro playthrough

Já notou que a ilha de Banoi é grande, certo? Pois aproveite seus momentos de exploração para vasculhar bangalôs, cabanas e edificações em geral a procura dos colecionáveis. Ao todo são 160 itens entre cartões de identidade, livretos e gravadores com relatos sobre o apocalipse e os valiosos diagramas para modificação e criação de armas. São duas conquistas relacionadas aos colecionáveis e a boa notícia é que nenhuma delas exige coletar todos.

 Gotta Find’em All
Encontre 60 colecionáveis

 Nearly there
Encontre 120 colecionáveis
– Tenho outra ótima notícia pra dar: os colecionáveis também são cumulativos de um playthrough para outro. Sendo assim, mesmo que você não encontre 120 ao final da estória, iniciar uma nova partida vai disponibilizar novamente todos os itens, então um mesmo colecionável pode ser contabilizado mais de uma vez. Pode confiar, desde que você se empenhe minimamente em procurar itens, a conquista deve rolar sem grande esforço. Detalhe: os diagramas para modificação e criação de armas contam como colecionável. Boa parte deles são recebidos após completar missões secundárias, então não deixe de ajudar os estranhos que encontrar pelo caminho.

Aliás, completar missões secundárias também proporciona uma conquista:

 Busy, Busy, Busy
Termine 75 missões cumulativamente
– Nem precisa explicar, não é? Só cabe ressaltar que missões feitas jogando online também contam. Se você entrar no jogo de outra pessoa, missões que já fez podem estar disponíveis novamente. Completá-las também conta pra esta conquista. De fato, esta aqui é mais uma que você pode tirar da cabeça. Ela vai rolar naturalmente, com certeza.

Cedo ou tarde você vai notar que existem vários sobreviventes na ilha em apuros. Fique de olhos e ouvidos abertos. Sempre que ouvir alguém pedindo socorro ou aparecerem algumas caveirinhas brancas no seu mini-mapa, vá conferir o que está acontecendo. Quase certo que um pobre coitado está prestes a virar comida de zumbi. Não deixe de salvar essas pessoas! Por quê? Ah, porque afinal de contas você é um herói… Que nada! É porque tem conquista relacionada mesmo:

 Savior
Salve 5 pessoas sitiadas por zumbis (Secreta)
– As oportunidades para bancar o herói são mais do que suficientes. Conforme explora a ilha, muita gente vai aparecer precisando de socorro. Não os deixe na mão que tá no papo.

Outras duas conquistas vão pipocar na tela em determinado momento do jogo e não tem muito com o que se preocupar pra que isso aconteça. Basta jogar.

 Cardio
Viage uma distância de 10 KMs a pé
– Até o final do primeiro Ato deve rolar.

 Road Trip
Dirija por uma distância de 10 KMs no total
– Não é difícil encontrar automóveis funcionando em Banoi, então use e abuse deles que vai ser fácil ver esta aqui pipocando na tela. Aliás, não esqueça de aproveitar pra atropelar zumbis sempre que estiver dirigindo. Afinal, tinha que ter uma conquista pra isso também, não?!

 Karma-geddon
Mate 50 zumbis usando um veículo
– Perninhas pro ar, sangue no para-choque e miolos no para-brisa.
Conquista Desbloqueada!

Se quebrarem seu vidro dianteiro, não fique nervoso. Fique furioso! Sabe como? Tá vendo um semi-círculo vermelho bem ao lado da sua barra de energia? Quando ele estiver cheio, você pode usar o ataque de fúria. Pra isso bastar apertar e segurar o  até a tela ficar vermelha e uma música sinistra acompanhar a ação. Mas antes você precisa habilitar esse especial através da árvore de evolução de personagem. Basta subir um nível pra fazer o upgrade que libera a técnica. Seja rápido quando ativar sua fúria pois a coisa toda dura pouco tempo. O ideal é usar esse especial quando encontrar um grupo grande de inimigos. Torne isso um hábito e tá lá mais uma conquista na tela:

 Rageman
Mate 100 inimigos com ataques de fúria

Tá jogando com a Xian Mei? Então espadas, cutelos e machados devem ser suas armas prediletas. Sendo assim, cedo ou tarde você vê pipocar na tela esta aqui:

 Tis but a flesh wound!
Decepe 100 membros
– Nem precisa se preocupar muito desde que você esteja usando armas afiadas. É daquelas que rolam naturalmente no decorrer da partida. Lembre apenas que pra decepar membros é preciso usar lâminas e pronto.

Vem cá, essa vida de holocausto é dura, né? Tomar porrada é pouco, de vez em quando morrer é até corriqueiro, não? Bom, cedo ou tarde você vai perceber como um kit médico é importante pra sobreviver àquela missão mais cabeluda. Se você os usar com frequência, certeza que vai rolar uma conquista cedo ou tarde:

 Gesundheit!
Cure a si mesmo usando um kit médico 100 vezes
– Eu vou confessar, sou daqueles afobadinhos pra desbloquear as conquistas o quanto antes. Se você é igual a mim, dá pra usar a nossa Dica Master Blaster pra duplicar armas e fazer quanto dinheiro quiser. Aí é só comprar uma pancada de medkits e ficar se curando até a conquista pipocar. Um ótimo local pra isso é a St. Christopher Curch, acessível logo no início do segundo Ato. Compre vários kits médicos com o mercador dentro da igreja, suba as escadas no átrio principal e pule do mezanino. A queda vai causar um pouco de dano, aí é só se curar (aperte ). Repita o processo até receber a mensagem tão querida na tela.

Se você parar pra pensar, é um perda de tempo apelar pra esse esquema porque inevitavelmente a conquista vai pipocar uma hora ou outra na sua tela. Afinal, duvido que você passe toda a campanha e termine de novo o primeiro Ato 3 vezes sem ter usado essa quantidade de kit médicos.

“Pera aí, Malki! Como assim terminar o primeiro Ato outras 3 vezes?!”

Conquista, meus amigos, conquista! A ideia é que você experimente pelo menos a primeira parte da aventura com todos os personagens. Tá cá a dita cuja:

 Right 4 Life
Complete o Ato I com 4 personagens diferentes
– Depois que terminar o jogo a primeira vez, basta criar uma partida nova com cada um dos outros 3 personagens. Pra agilizar a coisa toda o negócio é concentrar seus esforços nas missões principais. Quando Sinamoi pedir você ajudar as pessoas na torre dos salva-vidas, faça a missão para arrumar o veículo, a de buscar o galão de gasolina para Mike e a de encontrar o rádio transmissor para Dominic. Elas bastam para dar seguimento à estória, o que agiliza bastante finalizar o primeiro Ato.

ATENÇÃO: Muito cuidado ao terminar a aventura! Se você escolher recarregar o save em que finalizou o jogo, uma nova partida será iniciada, apagando todo o avanço na estória. Se isso acontecer, pode se conformar porque o registro do seu personagem pra essa conquista é perdido. Nesse caso você vai ter que terminar de novo o Ato I com o mesmo personagem usado no seu primeiro playthrough.

Tá gostando de ajudar os humanos? Bom, gostando ou não, nem sempre seus inimigos serão zumbis. Em diversos pontos do jogo você encontra outros sobreviventes que só querem saber de levar vantagem em meio ao caos. É nessas horas que você vai perceber porque existem armas de fogo em Dead Island. Se um tiro não costuma fazer muito estrago na cabeça de um morto-vivo, numa pessoa vivinha da silva aquele headshot sempre vai ter a eficiência esperada. São durante os encontros com inimigos humanos que o título se mostra um FPS decente, variando um pouco a ação e dando propósito àquele revólver guardado no inventário e sem muito uso. Mire na cabeça, se mantenha abaixo () e procure sempre cobertura. Se você está realizando missões secundárias o encontro com sobreviventes hostis vai ser uma constante. Tome cabo deles pra desbloquear mais uma conquista:

 Humanitarian
Mate 50 inimigos humanos
– Pode confiar, não vai ser difícil encontrar mais do que o dobro de punks necessários para o feito durante sua aventura. Eles são ótimas fontes de armas de fogo e munição. Aproveite os momentos de tiroteio pra abastecer seu arsenal. Cedo ou tarde o feito pipoca na tela, pode confiar.

Já notou que Banoi está lotada de baús de metal, com ou sem tranca, certo? Dentro deles costumam estar itens e armas bem úteis, muitas vezes até artigos raros. Se você tem algum armamento no seu inventário com o nome escrito em laranja, saiba que encontrou uma das armas lendárias do jogo. Elas são bem raras e quase sempre dependem de pura sorte para aparecer no seu caminho. Se quiser conferir um lista de todas disponíveis e a forma como podem ser encontradas, clique aqui. Vasculhe sempre as áreas por onde passar a procura de itens. Aliás, vasculhe de novo áreas por onde já passou já que baús de metal abertos anteriormente costumam aparecer fechados de novo com outros itens dentro. Cadáveres também são fontes inesgotáveis de itens e dinheiro e, acredite se quiser, também é possível encontrar alguma arma rara como espólio em algum corpo inerte jogado num canto qualquer. O importante é que você encontre 5 armas lendárias enquanto vasculha baús e cadáveres. Só dessa forma a conquista abaixo vai rolar:

 Rootin’ Tootin’ Lootin’
Saqueie 5 armas excepcionais
– Não sei se você notou, mas a palavra saquear identifica uma ação bem diferente de receber. Sendo assim, armas lendárias recebidas como prêmio ao completar missões não contam para o feito. Sempre que você coletar um desses itens excepcionais, um status da conquista vai aparecer na tela. Lembre de destravar a habilidade para violar trancas. Todos os personagens têm essa opção na árvore de evolução dentro da seção Survival. Faça o upgrade até o nível 3 já que baús com trancas mais elaboradas têm mais chances de presenteá-lo com um item raro. Até o final do seu primeiro playthrough deve rolar naturalmente o feito, mas existem muitos relatos de gente que não teve sorte suficiente nem ao final de 3 partidas completas! Se for o seu caso, tente o esquema mostrado no vídeo abaixo, devidamente creditado:

Agora só ficou faltando uma conquista de cumulação. Se você tem espírito de explorador, também é do tipo que vai rolar naturalmente.

 There and Back Again
Explore a ilha inteira
– Ao todo são 72 áreas a serem visitadas. Seu mapa sempre vai mostrar regiões não exploradas cobertas por uma camada verde escurecida. Se você se ocupar de realizar todas as sidequests disponíveis no jogo, não tem como a conquista não pipocar na sua tela. Caso contrário, melhor sempre conferir quais áreas ainda não “iluminou” no mapa. Antes de chegar ao final do Ato III, mais precisamente durante a missão No Time to Talk, que acontece dentro do laboratório, depois de preparar o barco para a fuga, tenha certeza de que já descobriu 57 locações. O último Ato não permite visitar regiões anteriores de Banoi, então quando o jogo avisar sobre o ponto sem retorno, confira pelo menu Extras em Achievements se você alcançou a marca acima. Se der bobeira não precisa ficar desesperado. Termine o jogo e você vai poder selecionar capítulos começando uma nova partida e escolhendo o mesmo personagem com que finalizou a aventura. Aí é só explorar as áreas que faltaram. Pra dar aquela mãozinha, abaixo estão os locais que são comumente esquecidos pela maioria dos jogadores:

Sudoeste de Moresby:
No local chamado Warehouse tem uma área cercada que entra na contagem.
À esquerda desse local também tem uma praia que precisa ser visitada

Extremo Sul de Moresby:
Na parte mais baixa do mapa tem uma parte da costa com uma embarcação.
Vai pra lá já!

Extremo Norte de Jungle:
Tem dois vilarejos no topo do mapa que costumam passar batidos. Você vai encontrar um monte de sobreviventes por lá. No mapa dá pra enxergar bem as edificações em meio à mata.

ATENÇÃO: Tome cuidado pra não confundir a região Jungle com a Laboratory, muito similares. Se você chegou à selva e seguiu direto pra onde o jogo indicava é bem provável que tenha passado batido por todo um mapa do jogo! Use algum ponto de Fast Travel pra voltar a essa área.

Acho que a essa altura já dá pra considerar que você está bem acostumado com os controles do jogo e não é mais presa fácil pra qualquer zumbi, certo? Que tal então desbloquear algumas conquistas de habilidade? Bom, não precisa ser nenhum mestre no joystick, mas um pouco de reflexo e coordenação serão necessários. Então vamos lá:

 Catch!
Mate um Infectado com a explosão de uma granada
– Lembre que os Infectados são aqueles zumbis que gritam e saem correndo feito loucos na sua direção. Sacou a dificuldade da coisa? Calma que não é nada complicado. Tem dois jeitos de fazer. O primeiro, que particularmente achei bem fácil e rápido, é só meter um chute na fuça do maldito quando ele correr em sua direção. Não vai ser o suficiente pra derrubá-lo, mas pelo menos vai parar o ataque estilo touro do maldito. Meta mais alguns chutes no danado até ele cair. Pode dar umas porradas com sua arma preferida pra desnortear o panaca se quiser. Seja como for, faça o morto-vivo cair no chão e dê mais alguns chutes pra que ele não se recupere tão rapidamente. Faça isso com a granada ou bomba de desodorante já selecionada. Assim que terminar de enfraquecer o Infectado e ele estiver caído no chão, derrube o artefato explosivo de sua preferência sobre o condenado e corra feito cachorro louco pra não morrer junto. Pra mim esse método funcionou de primeira! Agora se não está dando certo pra você, apele pra outro esquema. Assim que encontrar um Infectado pelo caminho, procure nos arredores alguma veículo destroçado ou qualquer estrutura onde você possa subir. Aí é só dar risada enquanto o desvairado tenta te alcançar e morre com a granada que você jogou bem nos pés dele. Esse método costuma ser bem mais fácil, mas geralmente resulta num suicídio acidental. 😀

 Light My Fire
Ponha fogo em 10 zumbis simultaneamente
– A região com mais oportunidades pra fazer essa conquista é Moresby. Simplesmente procure um belo grupo de zumbis e faça-o te seguir até algo onde você possa subir. O ideal é algum caminhão abandonado. Lá do topo, rodeado pelos mortos-vivos, lance aquele coquetel Molotov e está feito. A dificuldade maior é arrebanhar um grupo grande de condenados. A região mais ao norte de Moresby é bem propícia para isso. Se quiser dá pra usar um Meat Bait pra ajudar a agrupar os comedores de miolos.

Você já deu uma conferida na lista de conquistas do jogo usando o botão guia ou o menu de Extras? Se o fez deve ter visto que existem alguns feitos secretos. O detalhe é que, diferentemente da maioria dos títulos, em Dead Island nem todas as conquistas secretas estão relacionadas ao avanço da estória. Boa parte delas exigem ações bem específicas que, convenhamos, dificilmente você faria por acidente ou sem qualquer planejamento. Vam’bora resolver a peleja:

 How Many Days Exactly
Jogue Dead Island pelo menos 28 dias depois de ter jogado pela primeira vez (Secreta)
– É a conquista mais fácil do jogo. Se você é do tipo impaciente, simplesmente desconecte o videogame da rede, ajuste o relógio 28 dias no futuro e inicie o jogo offline. Ainda na tela do menu principal a mensagem deve pipocar na tela.

 Everybody Lies
Use um kit médico grande pra curar um dano de 5% ou menos (Secreta)
– Assim que conseguir um kit médico grande, confira se sua barra de energia está cheia e se deixe queimar em alguma fogueira por um átimo. Pra saber se o dano não foi excessivo, confira se menos de metade de um quadradinho de energia ficou vermelho. Aí é só usar o Medkit e pronto. Se estiver com dificuldades pra encontrar o kit grande, compre um com Florencio na Warehouse de Moersby. Essa área também é boa para encontrar alguma fogueira pra se queimar.

 First!
Mate um Suicida com uma granada (Secreta)
– A descrição desta conquista deveria ser “mate um Suicida com uma explosão”. Fato é que você não precisa usar uma granada pra rolar o feito. Aliás, o jeito mais fácil é justamente não usar uma granada. Eu mesmo fiz a conquista por acidente! Como? Atirei em um bujão de gás vermelho perto do maledeto. Existem diversas oportunidades em que esse método se torna possível, então basta esperar o momento certo. Quer ver a mensagem pipocar na tela o mais cedo possível? Guarde uma granada ou bomba de desodorante no seu inventário e espere até encontrar um Suicida. São aqueles caras inchados, que explodem quando você se aproxima, sabe? Mantenha a distância e jogue o explosivo aos pés do feioso. Explodiu, Conquista Desbloqueada!

 Ah! Spoiled Meat!
Mate um Carniceiro usando um machado (Secreta)
Carniceiros só aparecem durante o Ato III, nas áreas Jungle e Laboratory. São aqueles zumbis de cabelos longos e com os ossos do ante-braço à mostra. Não tem segredo algum, apesar desse tipo de inimigo ser mais casca-grossa. Desfira machadadas enquanto rodeia o maldito que você sobrevive facilmente à peleja. Se estiver jogando com Xian Mei, vai ser mamão com açúcar! De fato, a parte mais “complicada” da conquista é encontrar um machado…

 Oh, No You Don’t
Mate um Aríete com uma ombrada (Secreta)
– Lembra que eu disse logo no começo do guia que tinha uma conquista que só podia ser feita com Sam B? Pois cá está ela! O movimento de ombrada é uma habilidade exclusiva do ex-Raper, mas ela precisa ser ativada gastando upgrades na árvore de evolução conforme você sobe de níveis. Existem três melhorias possíveis para esse movimento e você vai querer estar com todas elas pro feito não se tornar um suplício. A ombrada é muito simples de ser aplicada. Basta correr na direção do inimigo. O problema é que ela tira muito pouca energia, então matar um Aríete com o golpe não é nada fácil. Obviamente você vai ter que enfraquecer o brutamontes com muitos golpes da sua melhor arma, deixando apenas pra finalizar o serviço com os ombros. Aquele esquema de entrar na partida de alguém que esteja muitos níveis abaixo de você ajuda bastante. O local com mais oportunidades pro feito são as ruas de Moresby. Se você não estiver jogando com Sam B no primeiro playthrough, não precisa se preocupar. Os Aríetes aparecem logo no início do segundo Ato, então quando estiver trabalhando na conquista Right 4 Life basta jogar um pouquinho adiante com o negão. Vai dar um pouquinho mais de trabalho, mas nada que tire seu sono. Uma boa técnica é usar um coquetel Molotov pra ajudar a enfraquecer o danado. Só tome cuidado pra não abusar na piromania. O grandalhão precisa morrer com uma ombrada, então não adianta acertá-lo várias vezes com o movimento certo mas deixá-lo perecer com as chamas… Detalhe importante: você só vai provocar dano em um Aríete se acertá-lo pelas costas.

Agora só faltam as conquistas online! E elas são bem mais fáceis do que parecem, ainda mais se você tiver algum amigo pra te ajudar. Eu sugiro que você deixe pra fazê-las depois que terminar seu primeiro playthrough. O motivo é muito simples, e logo vai ficar evidente:

 Together in the Light
Complete 5 missões em uma única partida cooperativa com os mesmos parceiros
– Esta é a conquista pra se fazer com um amigo. Como é muito comum outros jogadores entrarem e saírem de uma partida esporádica, completar 5 missões seguidas com a ajuda da mesma pessoa pode se tornar algo bem complicado. Se não tiver nenhum conhecido que também esteja jogando Dead Island, entre na partida de alguém que esteja no começo da aventura. Os novatos costumam ser mais receptivos e não pulam fora tão cedo. Saiba que missões secundárias não exigem que todos os jogadores participem para serem concluídas. Se você já terminou o jogo, deve saber quais sidequests são as mais rápidas e fáceis de se completar. Sendo assim, inicie alguma delas e termine-a sozinho. Todo mundo que estiver na mesma partida vai receber pontos de experiência e ter a missão contabilizada para esta conquista, por exemplo. Siga com essa tática e não deve ser problema completar 5 quests seguidas com um mesmo parceiro. Tome cuidado apenas pra não ignorar as solicitações de presença para dar andamento a missões principais. Se o anfitrião do jogo decidir seguir adiante com a estória e você o ignorar, muito provavelmente sua presença não será mais desejada na partida e aquele chute na bunda não vai demorar a rolar… Detalhe: se mais de uma pessoa estiver jogando com você, saiba que as 5 missões precisam ser realizadas com o mesmo grupo. Se alguém sair no meio da partida a contagem se reinicia.

 Originality
Jogue o modo cooperativo num time de 4 personagens distintos
– É bem simples, mas pode ser meio demorado encontrar uma partida com outros três jogadores que não estejam usando personagens repetidos. A ideia é fazer parte de uma “sala” em que Sam B, Xian Mei, Logan e Purna estejam juntos. Procure na lista um jogo com outras três pessoas e confira na coluna lateral se todos os personagens são distintos, inclusive com relação ao que você escolheu. Assim que a conexão for estabelecida a conquista pipoca na tela.

 Ménage à Trois
Complete 5 missões com 3 parceiros no modo cooperativo
– Conseguiu entrar numa partida pra fazer a conquista acima? Então aproveita o ensejo pra trabalhar nesta aqui. Basta completar 5 missões jogando com outras três pessoas ao mesmo tempo. Não precisa ser em sequência, a coisa é cumulativa mesmo. Lembra da tática de iniciar sidequests rápidas e fáceis? Então repita o esquema. Tá entendo porque é mais negócio partir pros feitos online depois de terminar o jogo? Macaco velho não come banana verde, meus amigos! 😉

 Going Steady
Complete 25 missões enquanto joga com pelo menos um parceiro cooperativo
– É cumulativa, então vai acabar rolando meio que naturalmente enquanto você estiver trabalhando na próxima conquista. Se esta aqui ainda não tiver pipocado quando a seguinte tiver, continue completando missões com parceiros online até rolar. Não tem segredo.

 People Person
Jogue com 10 parceiros diferentes no modo cooperativo por pelo menos 15 minutos
– Não é tão complicado quanto parece, até porque o jogo mostra um status sempre que você cumpre os 15 minutos na partida de alguém. Se mais de uma pessoa estiver no mesmo jogo, todos vão entrar na conta. Se quiser agilizar a coisa, procure entrar sempre em partidas de mais de uma pessoa. Aí é só rezar pra ninguém sair até que se passem os 15 minutos.

~          ~          ~

É isso aí, minha gente, mais um jogo com os 1.000 na conta…

“Opa, opa, opa, Malki. Na minha lista de conquistas ainda tem mais 10, totalizando 1.250! E aí?”

É verdade, tem também as conquistas do DLC Blood Bath Arena, um modo horda bem legal que foi lançado não faz muito tempo. Como ainda estamos jogando esse novo modo do jogo, o guia para as conquistas extras vai rolar um pouco mais tarde. Sendo assim, fiquem de olho que logo logo eu volto pra dar dicas de como fazer o banho de sangue rolar solto. Eu prometo!

3 respostas para Guia de Conquistas: Dead Island

  • Gabriel  diz:

    Eu tenho outra dica para ajudar voces na conquista:

    Guns Don’t Kill But They Help
    Mate 250 zumbis usando armas de fogo

    Gente, eu consegui essa depois de eu terminar pela primeira vez o game. Depois eu vi que na ultima fase tem dois (ou tres) baus com armas dentro rodeada por balas!!
    E ja esta quase tudo esplicado, ne?
    Apenas repita a fase, pegando as armas e matando todos os zombies possivel! E se terminar as balas, apenas de um Load e continuem a matanca!!
    Ps. Chega um hora (depois que voce mata os humanos da area) que ha uma explosao e comeca a vim zumbis infinitamente do fogo 😉

    Ps.2 Meus teclados dos acentos e cecedilhas estao quebrados. kkkk

  • anderson  diz:

    Gesundheit eu zerei o jogo 2 vezes e não tenho essa conquista kkkkkkk

  • joao  diz:

    Eai cara eu já liberem bastante conquistas eu tenho a edição game of the year edition e e bem legar na arena bloodblath e super fácil chegar no nivel 50 e só VC bugar uma metralhadora e matar tudo quanto e zumbi quando eu cheguei na wave 57 eu liberei a conquista e eu ainda tava no chapter 1 nem fiz a 1 missão km e já estou quase patinando o jogo me add lá RepliedScrolOrb

Deixe uma resposta aqui

Você pode utilizar essas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>