FaqsRecomenda – Shadow of Mordor

Eu tenho que confessar uma coisa: sempre fui fã de J.R.R. Tolkien, tendo lido os livros e assistido aos filmes, mas nunca tinha me interessado por jogos relacionados ao universo por ele criado. Bom, pelo menos até agora!

shadow-of-mordor

Situada no interlúdio entre O Hobbit e a trilogia O Senhor dos Anéis, a história de Shadow of Mordor acompanha a transformação de Talion em um espírito amaldiçoado preso ao espectro de um velho Elfo desmemoriado. Juntos eles buscam o servo de Sauron conhecido como Mão Negra, responsável pela maldição que os uniu. Talion deseja vingança pelo assassinato de sua esposa e filho, enquanto o velho Elfo tenta recuperar a memória de toda uma vida. A premissa do jogo é interessante, mas não chega a ser seu ponto forte. É na jogabilidade que o título se destaca. Aliando sistemas consagrados por outros games, Shadow of Mordor entrega diversão de primeira, mesmo sem inovar.

A movimentação de Talion lembra muito os jogos da série Assassin’s Creed, incluindo a possibilidade de escalar muralhas e torres. No combate, apesar de espadas e adagas, certamente você vai lembrar de Batman nos jogos da série Arkham, com a possibilidade de construir longos combos, retaliar golpes inimigos e executar finalizações. O desafio dos embates é mediano, o que deixa o jogo mais acessível para todos os públicos, mas não chega a entediar jogadores mais hardcore. Com pitadas de ação furtiva, Shadow of Mordor entrega uma mecânica divertida e diversificada, exigindo tanto habilidade nos controles quanto pensamento estratégico na medida certa. Categorizado como RPG de ação, o título não complica a vida do jogador com menus infindáveis e números entupindo as telas. Com uma árvore de evolução simples e objetiva, além de telas para aprimoramento das armas enxutas, fica fácil acompanhar a progressão do personagem durante a partida.

Fica notável que Shadow of Mordor é uma verdadeira colcha de retalhos, aliando sistemas e mecânicas de outros títulos de sucesso. Mas o que poderia ser um ponto negativo do título se torna um de seus maiores trunfos já que a integração entre esses elementos é feita de forma magistral. A inovação do game está no chamado Nemesis System, técnica que gera inimigos de forma aleatória fazendo com que cada jogador tenha uma experiência única. Serão muitos os rivais a cruzar seu caminho e cada um deles poderá ser promovido de acordo com o resultado dos embates. Caia em combate pela lâmina de um Uruk e este se tornará mais forte, dificultando ainda mais o próximo embate. Vencer inimigos de alta patente significa melhores recompensas, então caçá-los será uma constante na partida.

A força de Shadow of Mordor está em sua jogabilidade, mas muitos poderão ficar decepcionados com o desenrolar da narrativa. Missões obrigatoriamente furtivas também acabam sendo fontes de frustração já que muitas vezes os controles atrapalham na realização de determinadas ações. Ainda assim, o título é digno dos prêmios que recebeu na E3 e merece um lugar na sua coleção. Com uma localização muito bem feita, incluindo não apenas legendas mas também dublagem em português, horas de diversão estão garantidas seja para os fãs das narrativas da Terra Média, seja para os novatos no universo de Tolkien.

Uma resposta para FaqsRecomenda – Shadow of Mordor

  • Andre  diz:

    a versao em midia fisica comprada no brasil tem a opcao de colocar o audio em ingles?

Deixe uma resposta aqui

Você pode utilizar essas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>