O vilão da conta de luz!

E aí, curtindo muito seu Xbox One?

Xbox One Official

Cheio de recursos e funcionalidades bacanas, tremendo poder de processamento, conectividade super eficaz… Baita investimento, né?! Doeu um pouco no bolso comprar o console, ainda tem que investir nos jogos que não são nada baratos e completar a conta com uma assinatura Gold. E aí chega. Já queimei bastante do meu salário (ou dos meus pais), então chega de gastar com o console!

Ledo engano, cara pálida.

Pode colocar nessa conta aí o gasto com energia elétrica. Se você acha que a tendência de um console mais moderno é a redução do consumo, fique sabendo que seu Xbox One precisa de muito mais eletricidade do que seu antecessor. Pra ser mais preciso, o novo console da Microsoft chega a consumir mais de 3 vezes o que gastava o Xbox 360! Isso é o que revela um estudo feito ano passado pelo NRDC (Natural Resources Defense Council). Se comparado ao consumo médio anual do brasileiro, o Xbox One corresponde a 10% do total na conta de energia. Quer dizer que você gasta anualmente com seu novo console mais de R$110,00. É praticamente uma segunda assinatura Gold, não?!

Sabe o que é pior? A maior parte de todo esse consumo rola quando seu console está “desligado”. Coloco entre aspas porque o Xbox One é como a GloboNews, “nunca desliga”. Ele fica em eterno stand by, com seus sensores ativos, esperando algum comando de voz para ser ligado, ou um comando remoto pra iniciar downloads, por exemplo…

“Caraca, Malki! Mas e aí, não tem jeito de contornar todo esse gasto?”

Tem sim. Um jeito é simples e direto: desligar o videogame da tomada quando não estiver jogando. Dessa forma o consumo vai ser zero sempre que não estiver usando o console. Agora, se você não quer apelar pra uma medida tão radical, dá pra configurar o One pra funcionar num modo de economia de energia. Nesse modo, o console consome 0,5 watts quando “desligado”, consideravelmente menos do que os 15 watts se estiver no modo Inicialização Imediata. Pra saber como alterar o modo de energia, clique aqui.

Apenas um alerta: se você optar pelo modo de energia econômico, o tempo de inicialização será bem maior, além de não ser mais possível realizar atualizações e downloads automáticos quando o videogame estiver em stand by. Ah, também não vai mais rolar ligar o console com o comando de voz.

São algumas comodidades a menos, mas acho que a economia com o consumo de energia vale a pena. 😉

Deixe uma resposta aqui

Você pode utilizar essas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>