O Mapa da Mina – RISE OF THE TOMB RAIDER

Rise-of-the-Tomb-Raider

A Lara Croft repaginada está de volta! Com jogabilidade aprimorada e o quesito exploração ampliado, Rise of the Tomb Raider traz a princípio mais do mesmo, mas consegue superar com folga seu antecessor. Se você gostou do Tomb Raider repaginado, certamente vai adorar sua continuação.

O modo Multiplayer foi abolido, o que é um acerto, mas o novo modo Expeditions (ou Expedições em português) traz uma nova forma de competir com os amigos com partidas focadas em pontos. Você vai acabar repetindo diversas seções da campanha principal, dessa vez preocupado em manter seu combo alto e em ser eficiente na coleta de relíquias e no enfrentamento dos inimigos.

A labuta para os 1.000gamescore é mais trabalhosa do que difícil. Isso principalmente por conta das amplas áreas do mapa, a quantidade de colecionáveis a ser coletada e uma novidade que são missões paralelas dadas por personagens secundários. O desafio em termos de habilidade vai ficar por conta do modo Score Attack (dentro de Expeditions), disponível conforme você for avançando na história…

Agora, chega de lero e vam’bora começar essa peleja!

O Mapa da Mina – Rise of the Tomb Raider

Dificuldade: 5/10
Tempo necessário: 30 a 40 horas
Playthroughs necessários: 1 (mas será preciso jogar quase tudo de novo no modo Expeditions)
Conquistas offline: 66
Conquistas online: 0
Conquistas de chance única: 0 (replay de fases)
Conquistas relacionadas à dificuldade: Sim

1) Não sofra com a dificuldade
– Sim, lá na ficha tá dizendo que existe conquista relacionada à dificuldade, mas isso não quer dizer que você vai ter que jogar toda a campanha no modo Survivor. Isso porque é possível jogar novamente trechos específicos do jogo! Então, quando tiver terminado sua partida, basta entrar no menu Expeditions e escolher o último trecho da história (Chamber of Secrets). Escolha o modo Replay Elite pra manter todos as melhorias que desbloqueou durante o jogo e ajuste a dificuldade para Survivor. Aí é só terminar esse trecho de novo que a conquista pipoca no final!

Simples, né? Então quando começar a partida, selecione os modos mais fáceis pra tudo não passar de um passeio no parque. Agora, o jogo não é lá muito difícil, então se você gosta de um desafio, mande ver logo no modo Survivor. A principal diferença em relação às outras dificuldades é que Lara não vai recuperar energia nem durante nem depois das batalhas. Será preciso usar bandagens sempre para sarar as feridas. Os inimigos também ficarão mais fortes e espertos, mas posso testemunhar que o ganho nesse sentido não é muito significativo. Assim sendo, fica a seu critério: quer se divertir sem compromisso, manda ver no modo mais fácil. Curte um bom desafio? Vá de sobrevivente…

– – – – – – – – – – – – Editado em 17 de Fevereiro – – – – – – – – – – – –

Foi lançada uma atualização que impede desbloquear a conquista usando o método acima. Para não ter que jogar tudo no modo Survivor, existe a solução de desinstalar o jogo atualizado e instalá-lo novamente com o videogame offline. Jogue então o modo Expedições sem logar na rede e a conquista deve desbloquear depois que você logar de novo e atualizar o game. Tenha apenas cuidado na hora de desinstalar o jogo. Não escolha a opção “desinstalar tudo”. Ao invés disso, selecione apenas o jogo principal e com o botão menu escolha desinstalar. Caso contrário, você pode apagar seu Save junto com o resto do jogo…

2) Evoluindo com inteligência
– Como antes, você vai acumular pontos de experiência e espólios para melhorar Lara e seus equipamentos. Fique atento então ao efeito de cada melhoria. Logo no início é possível escolher um upgrade que aumenta a experiência que se ganha ao coletar relíquias e espólios. Quanto mais cedo você ativar essa melhoria, mais eficiente e rápida será sua evolução. O mesmo vale para a melhoria que aumenta o ganho de espólios ao saquear cadáveres, por exemplo. Então fique atento e invista primeiro no que proporcionará maior ganho a longo prazo. Desse jeito você verá pipocar mais cedo as conquistas relacionadas à evolução da Lara e aos upgrades de equipamentos…

3) Conquistas de oportunidade
– Existem muitas conquistas em Rise of the Tomb Raider que demandam ações específicas, em pontos específicos do mapa. Exemplo disso são “E o meu próximo número…” e “Fazendo homenagem“. A primeira exige que você mergulhe num poço, o que só pode ser feito no Vale Geotermal. A segunda deve ser feita na mesma área, exigindo que você participe de um funeral que rola num ponto específico do local. Fique de olho nesses feitos. Aliás, boa parte deles rolam justamente no Vale Geotermal. Se quiser instruções de como realizar cada conquista, use os guias do site TrueAchievements. Basta procurar pelo nome da conquista e conferir um dos guias disponíveis. O único problema é que o site é todo em inglês. Você pode recorrer ao Google e YouTube caso não leia inglês. Se nada disso resolver, mande-nos uma pergunta com o nome da conquista que ajudaremos com prazer!

4) Malditos colecionáveis
– Sim, os colecionáveis são muitos. Os desafios (ou Challenges no original) também exigem coletar itens ou repetir ações específicas, que acabam valendo como colecionáveis também. Além disso tudo, ainda existem as novas missões secundárias, então se prepare porque é muita coisa no caminho de completar os 100% do jogo. E claro que tem conquistas relacionadas à coleta de itens. Aliás, tem a conquista mestra que exige atingir os 100%, então é só mirar nela que o resto vem naturalmente. Não se preocupe em deixar pra coletar tudo depois de terminar a campanha. Graças a Deus os itens coletados ficam marcados no mapa, então você não vai precisar conferir um a um quando for à caça de tudo. Também existem mapas em todas as áreas que revelam a localização de relíquias, documentos, moedas e afins. Há também habilidades que podem ser adquiridas que revelam colecionáveis. Uma delas, por exemplo, permite que você enxergue itens através das paredes ao usar o instinto de sobrevivente. Assim sendo, a coleta de tudo vai ser trabalhosa, mas muito bem guiada. Se preferir deixar tudo pro final, pode ser que a labuta fique bem maçante, mas se for coletando com o avanço da partida, saiba que determinadas áreas só se tornam acessíveis quando adquirir determinados equipamentos, então revisitar determinadas áreas será uma regra…

Detalhe importante: não use o modo Expeditions para jogar novamente trechos específicos da partida a fim de caçar colecionáveis. O avanço nesse sentido não será salvo nesse modo. Pra coletar o que falta, use a opção de continuar a campanha, mesmo depois de terminá-la. A partir de então explore todas as áreas do jogo usando a viagem rápida disponível nos acampamentos (fogueiras). Até mesmo a primeira área da partida, que rola num tipo de prólogo, estará disponível para viagem rápida…

5) Rapando a lojinha
– Outro elemento novo no jogo são moedas ancestrais que servem como dinheiro para adquirir equipamentos e armas numa loja que aparece no terço inicial da partida. Essas moedas estão espalhadas em todas as áreas do jogo, podendo ser encontradas até mesmo dentro de tumbas, hora espalhadas no chão, à mostra, horas enterradas em locais que são revelados quando você decifra monólitos. Não deixe de caçar essas moedas, principalmente aquelas que não são reveladas pelos monólitos. Isso porque há uma conquista que exige comprar todos os itens da loja. A quantidade de moedas disponível no jogo é mais que suficiente para rapar a lojinha, mas se você não ficar atento conforme explora o mapa, pode deixar passar pilhas de moedas que farão falta. Se você chegar ao final da partida e mesmo depois de coletar todos os cachês de moedas revelados por monólitos ainda não tiver o suficiente para as compras, visite novamente as tumbas do jogo e vasculhe-as a procura de moedas. Use o instinto de sobrevivente pra ajudar a identificar os montinhos. Se não quiser ter o trabalho de ficar voltando a áreas anteriores na caça às moedas, tenha como nota mental ficar de olho nesses itens durante o jogo todo. E não precisa se preocupar em memorizar em que área do mapa fica a loja. Ela aparece identificada ao lado do símbolo do acampamento mais próximo sempre que você for fazer uma viagem rápida até lá…

6) O novo modo de competição
– Pra quem gosta de competir com os amigos, Rise of the Tomb Raider traz um novo modo de jogo que foca na cumulação de pontos. Na verdade você vai repetir a maioria dos trechos da campanha principal, mas dessa vez concentrando seus esforços em manter um fator multiplicador alto e alcançar a maior pontuação possível. Durante a partida aparecerão bolas luminosas que devem ser coletadas num intervalo de tempo máximo para se manter seu combo. Relíquias, documentos, espólios e afins também fazem o combo aumentar e cada animal caçado ou inimigo morto também ajuda a manter seu multiplicador. Aliado a isso você terá sempre desafios que geram créditos pra comprar cartas que são usadas pra alterar a jogabilidade, dando um grande bônus ao final de cada round quando o efeito dificulta sua vida, ou tirando pontos caso você tenha sua vida facilitada.

E claro que tudo isso tem conquistas relacionadas. A principal delas exige que se obtenha medalha de ouro em todos os rounds do modo Score Attack. E pra ganhar medalha de ouro é claro que você vai precisar alcançar uma pontuação alta em cada trecho do jogo. O segredo aqui é selecionar uma boa combinação de cartas, a maioria delas dificultando sua vida em troca de um gordo bônus no final de cada round. Como você vai depender de sorte pra encontrar determinadas cartas ao comprar os decks, sua melhor opção é entrar no menu de Leaderboards (Placares de Líderes) e procurar os primeiros colocados para cada round do jogo. Lá será possível pagar 2.000 créditos pra usar a mesma combinação de cartas que o jogador com a pontuação escolhida usou. Quase sempre essa será a melhor combinação pra alcançar a pontuação necessária para o ouro naquele round. Um ou outro trecho pode ser mais complicado quando dentre as cartas está o bônus de 100% por ter uma única vida no round, o que significa que a partida vai terminar se você morrer. Nesses casos, o melhor é ir descendo na Leaderboard até encontrar alguém que não usou essa carta…

Não tem muito segredo. A maioria das fases exige uma pontuação fácil de ser alcançada desde que o bônus das cartas seja alto. Talvez o único trecho mais cabeludo seja o Moinho de Cobre (Copper Mill). Para esse round o segredo é fazer seu multiplicador chegar ao máximo na primeira parte do round, mantendo-o no máximo até pelo menos eliminar o primeiro grupo de inimigos. O restante das fases realmente não tem muito segredo, às vezes exigindo apenas um pouco de perseverança… 😉

~     ~     ~

Comparado ao seu antecessor, Rise of the Tomb Raider tem uma lista de conquistas bem mais interessante e menos maçante de ser completada. Você ainda vai precisar de algumas dezenas de horas para cumprir todos os feitos, mas certamente não vai ficar entediado no processo. Pelo menos não tão entediado como ficou subindo de níveis no Multiplayer do jogo anterior. O desafio maior vai ser cumprir as pontuações necessárias para receber ouro no Score Attack do modo Expeditions, mas ainda assim aquela nota ali na ficha técnica está mais relacionada a alguns rounds específicos, que são um pouco mais desafiadores. De modo geral, o jogo está entre fácil e moderado, mesmo jogando na dificuldade Sobrevivente. Mas o mais importante é que você vai se divertir no processo, principalmente se for do tipo que gosta de curtir cada detalhe de um bom título…

3 respostas para O Mapa da Mina – RISE OF THE TOMB RAIDER

  • Nathan Santos  diz:

    Finalmente um guia pra esse jogo! Não consegui encontrar em mais lugar nenhum…

  • Ulisses  diz:

    Boa noite,

    Tenho uma internet de 15 MB e a internet dos meu amigos é bem inferior, eles podem ser prejudicados quando jogam PES comigo?

    Não aguento mais desculpas kkk

    Podem tirar minha duvida.por.gentileza?

  • jorge  diz:

    a partir de um certo momento do jogo, mais precisamente no vale, os montes de moedas passam a ter 15 moedas. tentei jogar ate esse ponto sem catar nenhuma moeda na esperança de voltar depois e catar todos os montes com 15 moedas. O que aconteceu foi que quando cheguei nesse ponto os montes ainda tinham 7 moedas (até onde antes eram 15).o que será que define a quantidade de moedas? xp? habilidade?

Deixe uma resposta aqui

Você pode utilizar essas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>