O Mapa da Mina – Batman: Arkham City

Em time que está ganhando não se mexe, certo?

ERRADO!

Batman Arkham City é a maior prova disso. O primeiro jogo já era espetacular, então sucesso certo seria apenas repetir a dose com uma nova estória e alguns detalhezinhos extras. Pois a Rocksteady não é uma empresa do tipo caça-níqueis e está bem claro que os caras realmente são apaixonados não só pelo que fazem, mas também pelo personagem. O homem-morcego voltou ainda mais bem equipado e principalmente melhor treinado. Num primeiro momento você vai acabar se assustando com o número de inimigos que Batman agora costuma enfrentar de uma só vez, mas assim que os controles precisos remanescentes do primeiro título refrescarem sua memória, você vai perceber que nosso herói está mais do que preparado para o desafio. Mais utilidades no cinto, mais golpes, mais inimigos, mais charadas, mais personagens jogáveis! Tem até um modo novo de jogo, que só rola depois que você acabar o título pela primeira vez. E pode ter certeza, você vai querer jogar de novo, sim! Batman Arkham City é muito melhor do que seu antecessor, mas o segredo desse sucesso não foi reinventar nada, mas simplesmente ampliar o que já era excelente. Se você gostou do primeiro jogo, a primeira dica é correr atrás desse segundo capítulo. Agora, se você não gostou da aventura anterior…
Bom, seja bem-vindo ao planeta Terra, meu amigo!

O Mapa da Mina: Batman Arkham City

Dificuldade estimada: 6/10
Conquistas offline: 58 (1.200!)
Conquistas online: 0
Tempo estimado: 25 à 30 horas
Playthroughs necessários: 2 (New Game Plus)
Conquistas de chance única: 1 (Catch)
Conquistas relacionadas à dificuldade: Sim
Conquistas com glitch: Não

 

1) A vida de um Cavaleiro das Trevas não precisa ser tão dura assim

- Sim, existem conquistas relacionadas à dificuldade, mas não precisa complicar sua vida escolhendo o modo mais difícil logo de cara. Dessa vez é preciso terminar o jogo uma vez pra habilitar a dificuldade máxima, mas isso rola tanto jogando no modo Normal como no Hard. Seja menos exigente consigo mesmo e jogue no modo Normal. O desafio ainda sim não será pequeno, mas pelo menos você vai receber dicas no momento de contra-atacar algum capanga, além de não precisar passar nervoso desnecessariamente. O modo New Game Plus, que é destravado ao final do seu primeiro Playthrough, equivale a um Super Hard, mas você vai ter todas as melhorias e equipamentos que habilitou na primeira partida, então a labuta não vai ser tão complicada assim.

2) Herói de verdade desvia do caminho pra salvar o dia sempre

- Arkham City é um mundo aberto muito rico e detalhado. Por conta disso, existem dezenas de missões secundárias que podem ser realizadas em paralelo à estória principal. Sendo assim, torne um hábito deixar de lado um pouco seu avanço pra realizar as chamadas Sidequests. Elas sempre geram pontos de experiência que são essenciais para habilitar novos equipamentos e técnicas de combate. Alguns equipamentos, inclusive, só podem ser adquiridos completando missões paralelas. Um deles, dos mais úteis, fica disponível ao completar uma sequência de Treinamentos de Realidade Aumentada. Esses testes vão aparecer demarcados no mapa logo no início do jogo, então tente completar os pequenos desafios pra receber uma arma de rapel mais eficiente, que permite ganhar impulso para alçar voo mais rapidamente. Agora também dá pra mergulhar enquanto estiver planando, além de lançar seu gancho em pleno ar. Isso tudo facilita muito o deslocamento por Arkham City, o que é essencial para chegar a tempo de atender os telefonemas de missões paralelas protagonizadas por um antigo conhecido, por exemplo.

3) Deixe pra se preocupar com o Charada no final

- Assim como no primeiro título, o Charada é o principal responsável pelos colecionáveis do jogo. O esquema é muito parecido com Arkham City, adicionando apenas novos objetos a serem destruídos, cada tipo representando um dos vilões principais do jogo. O genial é que dessa vez não existem mapas para facilitar a localização de troféus e charadas, mas sim capangas de Edward Nigma infiltrados nas facções de cada inimigo. Por conta disso, sempre que você encontra um grupo de bandidos com um integrante brilhando num tom verde, esse elemento deve ser poupado. Quando todos estiverem caídos, o informante pode ser interrogado, revelando assim a localização dos enigmas e troféus das redondezas. Outra mudança está diretamente ligada às panóplias em forma de interrogação. A maioria delas está protegida dentro de pequenas gaiolas que precisam ser abertas resolvendo pequenos puzzles. Alguns deles são armadilhas mortais que só podem ser desarmadas quando Batman estiver com seu cinto de utilidades completo. Exatamente por isso é mais prático deixar pra dar atenção ao Charada perto do final do jogo. Vale a pena pegar troféus e resolver enigmas que encontrar pelo caminho por conta dos pontos de experiência recebidos, mas é bobeira insistir muito nessa caçada. A maior parte do tempo você vai descobrir que ainda não tem a técnica ou equipamento necessários pra alcançar seu objetivo.

4) Encontrando alguém pra brincar de pegar Batrangs…

- Existe apenas uma conquista de chance única no jogo e… Quer dizer, a conquista não é de chance única porque existem cinco momentos em que se pode realizá-la, mas uma vez que eles passarem, já era. A conquista é esta aqui:

 Catch
Encontre alguém pra brincar de pegar Batrang teleguiado

O feito está diretamente relacionado a este outro aqui:

 Mystery Stalker
Descubra quem é o misterioso observador

É o tal misterioso observador que vai pegar seu Batrang. Como é preciso encontrá-lo quatro vezes durante todo o jogo para então resolver o mistério, são essas as oportunidades que você precisa aproveitar pra fazer o primeiro feito. Pra ajudar, abaixo estão listados os momentos em que ele aparece. Os locais não mudam e o observador pode ser encontrado a qualquer momento após sua aparição naquele ponto. Cada local fica disponível conforme o avanço na estória principal:

1ª) Assim que sair do tribunal a primeira vez, ele estará no prédio em frente.
2ª) Depois de sair do Steel Mill, ele vai estar no topo da Roda Gigante.
3ª) Ao sair do metrô depois da sua primeira visita à Wonder City, dá pra avistá-lo durante a cena em que você interroga um velho conhecido. Ele está no prédio oposto a você, bastando dar meia volta para avistá-lo.
4ª) Logo após visitar pela segunda vez o antigo departamento de polícia de Gotham, um pequeno “acidente” vai acontecer. Depois de resgatar a vítima do ocorrido, simplesmente olhe para o alto, logo abaixo de uma caixa d’água.
5ª) Se você o encontrou as outras 4 vezes, vai ser possível triangular o último local resolvendo um pequeno puzzle no mapa.

Atenção: É preciso atirar um Batrang teleguiado de uma distância razoável. Caso se aproxime demais, uma cena rola automaticamente e o observador desaparece do local, podendo ser encontrado apenas na próxima aparição. O feito deve ser realizado apenas uma vez para desbloquear a conquista Catch. Se tiver dificuldade para localizar o indivíduo, use a visão detetive. Ah, outro detalhe importante é que a última aparição não conta como oportunidade para o feito do Batrang. Preocupe-se então em aproveitar uma das quatro chances anteriores que quando rolar o quinto encontro você vai entender o porquê da coisa…

 5) O Cavaleiro Perfeito

- Como no primeiro título, existe uma conquista para alcançar os 100% no jogo. Isso envolve resolver todos as missões secundárias, desbloquear todas as melhorias, pegar todos os colecionáveis, vencer todos os desafios… Enfim, fazer tudo que há disponível pra se fazer no jogo. A melhor opção é coletar todos os colecionáveis e resolver todos os enigmas e desafios do Charada no modo Normal, antes de iniciar seu jogo no modo New Game Plus. O feito só vai pipocar na tela quando você tiver terminado o segundo playthrough, sendo necessário inclusive repetir todas as missões paralelas, mas é muito mais fácil coletar os troféus e resolver enigmas e desafios na dificuldade normal. Além disso a segunda partida vai ser bem menos complicada já que com tudo isso feito todos os upgrades do Homem-Morcego estarão habilitados.

~        ~        ~

Maior, melhor e ainda mais divertido. Batman Arkham City não só atende as expectativas criadas em torno de si, como em muitas ocasiões as supera. É um tributo digno a seu personagem. O Homem-Morcego já foi protagonista do Jogo do Ano antes e tem tudo pra repetir o feito. Tendo no páreo títulos como Modern Warfare 3, Battlefield 3 e Gears of War 3, o jogo que é sequência mas não tem número algum no título tem muitas chances de acabar sendo o número 1 novamente. Meu voto pelo menos está garantido!

Agora me deem licença que preciso voltar correndo pra Arkham City! ;)

8 Responses to “O Mapa da Mina – Batman: Arkham City”

  1. andre says:

    só uma pergunta: como vc conseguiu fazer o mapa da mina tão rápido????? num vai me dizer q já terminou??????

  2. Felipe says:

    Queria saber se é preciso pegar todos os troféus do Charada pra capturar ele ? Só está faltando um desafio pra eu terminar as coisas pedidas pelo charada, mas mesmo assim ele não aparece oq devo fazer ?

  3. Moska-DF says:

    Para resgatar todos os reféns do Charada, é necessário ter resolvido por volta de 390 a 400 enigmas:scanear cenas ou coletar troféus.

  4. Wenerson says:

    Já zerei a parte principal do jogo mas falta uma charada que não consigo encontar e ela não está no mapa.Está na Ausend Mile(acho que se chama assim)aquele bairro alagado.Mas não encontro.É uma daquelas charadas de tirar tipo uma foto.
    Me ajude.

    • sander says:

      ola amigo, eu tambem nao sabia oq fazer mas acho q eh só tirar uma foto do departamento de policia, se for o mesmo q faltava no meu, flw, abraço.

  5. SaNdRiNhO says:

    manos … eu peguei 374 charadas já … mas só q ñ tem mais nda pra fazer e falta uma só charada .. e elá ñ está no mapa … no caso do mano ali q flo q era o problema dele tbm mais só q eu tirei foto do DPTO da policia de todos os angulos e ñ resolveu porra nem uma …. o q q eu faço ?

  6. andrewBritro says:

    manw e so bater uma foto do asilo arkan que ta atras do departmaneto de policia na dire~çao do mar
    abraços..

  7. ronaldo says:

    estou com 383 feitos tem uns de combinação q não estou sabendo fazer tem as dicas

Deixe um comentário