Existe algum jogo que pode auxiliar crianças com síndrome de down?

Janine Vieira – Terra de Areia/RS

Tem sim, Janine, na verdade já existe algumas pesquisas sendo feitas com o Kinect no intuito de auxiliar pessoas portadoras de deficiência como a Síndrome de Down e outras. Na Alemanha pesquisadores da Univ. de Konstanz construíram um aparelho com o Kinect que pode ajudar deficientes visuais a atravessar a rua, andar em corredores a abrir portas. Em uma parceria entre Univ. Médica de Minnesota, Univ. de Ciências e Engenharia e Instituto de Desenvolvimento da criança, criaram uma forma de diagnosticar disturbios mentais em crianças utilizando vários kinects espalhados por uma sala. Os dados registrados pelos aparelhos foram enviados a um computador que processou e gerou relatórios significantes para os médicos avaliarem. E muitas outras estão sendo feitas.
Mas agora vamos a sua pergunta sobre os jogos. Fiz uma lista d e games que estimulam bastante a coordenação motora e equilibrio do jogador.

Kinect Sports: O nome já diz tudo, uma coletânea de esportes, entre eles boliche, ping-pong, volei e outras modalidades.

Kinect Adventures: O jogo exige bastante movimento para coletar moedas, descer corredeiras em botes e tapar vazamentos d’água num aquário.

Kinectmals: É uma aventura num ilha em quem você controla e educa felinos de várias espécies. Muito educativo e cativante para crianças, pois os bichinhos são superfofinhos.

Dance Central: Jogo de dança em que o jogador tem que fazer várias coreografias para acompanhar a música.

Michael Phelps - Push the Limit: Jogo que simula uma competição de natação.

Estes são apenas alguns jogos já disponíveis e que exigem movimentos e que poderiam auxiliar a coordenação motora de crianças especiais.

Pra terminar buscando informações na internet achei um relato bem bacana de um gamer chamado Arilson Carmo que fala do seu irmão que tem Síndrome de Down e conseguiu jogar videogame pela primeira vez. Olha só:

“Tenho 22 anos, moro em Bauru e comprei um Kinect numa grande loja internacional. Tenho um irmão com síndrome de down de 32 anos, que não sabe ler nem escrever mesmo tendo frequentado por 24 anos a escola especial (APAE). Ele faz alguns cálculos sabe ver hora, reconhece símbolos e é apaixonado pelo Palmeiras, porém NUNCA jogou videogame, pois não tem coordenação motora para os controles. No dia em que comprei o Kinect instalei , calibrei e comecei a brincar.
Esse meu irmão foi falar tchau, porque ele estava indo para a escola. Ele chegou do meu lado e começou a tentar bater nas bolas, e começamos a jogar.
Foi emocionante demais! Meu pai chegou, sai do jogo e eles começaram a jogar, minha mãe estranhando foi no quarto ver porque todos estávamos rindo muito alto e viu meu irmão interagindo com o personagem e com os menus. Na hora foi um choque muito grande…

Parabéns a Microsoft pelo excelente trabalho!!!

São relatos como este que mostram que o videogame é mais do que uma ferramenta de diversão e que  pode muito bem ser usada como instrumento de integração social e terapia para aqueles que necessitam de tal ajuda. É isso aí, Janine, espero ter ajudado em seu trabalho e PARABÉNS pela sua iniciativa.
Bjos.

3 Responses to “Existe algum jogo que pode auxiliar crianças com síndrome de down?”

  1. fernando says:

    São textos como esse que fazem o faq games ser diferente dos outros.

  2. Sinceramente, nunca tinha pensado que kinect podia ajudar pessoas com síndrome de down.

Deixe um comentário