Quero comprar um Xbox 360 japonês. Que cuidados devo tomar?

Daniel – Yokkaichi / Japão

É isso aí, gente, o FAQS Games já chegou ao outro lado do Globo! :D

Daniel, pela sua mensagem sua maior preocupação é a questão de compatibilidade, certo?
Pois bem, você vai precisar ficar esperto com os jogos que comprar e principalmente na hora de decidir a nacionalidade da conta da Live que vai assinar.

Vamos por partes. Primeiro a questão de compatibilidade entre jogos e consoles. Os videogames japoneses funcionam no sistema NTSC-J, então isso quer dizer que os jogos devem ser da mesma região. Existe, porém, a opção de procurar pelos jogos tipo Region Free (Região Livre), ou seja, títulos que rodam em qualquer console, independentemente do sistema usado. Ao todo são três tipos de sistema. O Europeu (PAL), o Americano (NTSC-U) e o Japonês ou Asiático (NTSC-J). Hoje em dia grande parte dos jogos são lançados no sistema Region Free, mas essa informação não está impressa na caixa. Nem todo vendedor vai saber te informar isso, então antes de adquirir qualquer título que não seja da região do seu console, dê uma pesquisada se a versão que você quer comprar é Region Free.

A segunda questão é que país escolher na hora de criar a conta da Live. Mesmo estando no Japão, dá pra criar uma conta americana, por exemplo, ou mesmo brasileira. Independentemente do que escolher, saiba que tomada a decisão você sempre vai estar limitado a adquirir cartões de assinatura e MS Points específicos para contas do país que você escolheu. Além disso você só vai ter acesso ao conteúdo disponibilizado pra sua região, então é possível que um DLC americano não esteja acessível na rede japonesa, entendeu? Um aviso: infelizmente existem diferenças entre as Lives de todo o mundo. A americana é de longe a mais completa, mas mesmo que você crie uma conta nela, acessar pelo Japão pode impedir seu acesso a conteúdos específicos uma vez que o IP de conexão do seu console vai denunciar a verdadeira região onde você está. Talvez o ideal seja conversar com alguém que já usa a Live aí no Japão pra saber em que pé anda a disponibilização de conteúdo nela.

Já quanto a jogar com outras pessoas na rede, estar conectado pela terra do sol nascente não impede que você jogue com americanos ou mesmo brasileiros, mas numa partida aleatória, em que você não escolhe amigos pra jogar mas sim deixa que o sistema encontre outros jogadores, a probabilidade de interagir com gente de locais mais distantes é menor. Geralmente os jogos funcionam de forma a encontrar gente mais perto de você, pelo menos em termos de conexão e provedores, já que isso melhora bastante a performance das partidas em rede.

Pois é Daniel, realmente há muito o que ponderar, mas qualquer que seja a sua decisão, dá pra se divertir como louco com a maravilhosa Caixa X. Meu conselho é que você confira o mercado de jogos aí onde você mora. Compre o console de acordo com a oferta de games e sua vida vai ficar muito, mas muito mais fácil…

16 Responses to “Quero comprar um Xbox 360 japonês. Que cuidados devo tomar?”

  1. Ricardo says:

    Eae galera da FAQS Games , tenho uma duvida, moro em Aichi ken Japão.

    Se eu assinar a live pela conta japonesa, eu posso jogar normalmente como eu tivesse assinado a Americana?Pelo que eu entendi os points so servem para a live japonesa mesmo.

    Espero uma resposta , obrigado.

    • Megafos says:

      É isso mesmo, Ricardo, os pontos da Live japonesa só servem para a Live japonesa. Se quiser migrar essa conta mais tarde você até pode, mas se comprar um cartão de pontos japonês, só poderá usar em contas da terra do sol nascente. ;)

  2. jonatas says:

    cara o meu xbox360 nao roda jogos de regiao NTSC-j

    eu quero comprar um console japones para jogar um jogo,monster hunter frontier, minha divuda é a seguinte:

    se eu comprar um console japa, e me cadastrar na live japa,eu consigo jogar?

    • Megafos says:

      Vai funcionar perfeitamente, Jonatas, e você nem precisa se cadastrar na Live oriental, não. Com a Live Brasil e um console japonês, os jogos região NTSC-J já devem funcionar, independentemente da conta que estiver usando. Agora, cara, eu admiro você: comprar um console novo só para jogar um jogo!!! Isso é que é paixão! :D

      • jean says:

        Eu tbm amo monster hunter,e estou loco para jogar mh na caixa,eu quase comprei a sessão 10 do mh na playasia hj,a duvida é q tem qudm diz q roda o jogo no console americano,alguem ae sabe c roda?sabem c tem conteudo offline?

  3. jonatas says:

    valeu cara pela ajuda,essa foi a melhor noticia que recebi no dia, eu gosto muito desse jogo.

    mais uma duvida, o jogo tem que ser original ou pode ser gravado mesmo?

  4. jonatas says:

    só mais uma duvida, em uma questao mais a cima vc citou que mesmo sobre o IP de conexão do console isso pode dar zica?

  5. jonatas says:

    onde consigo um xbox japones novo e travado ou destravado?

    pago vista.

    • mukai says:

      eu tenho um xbox novinho pra vender.Minha cunhada veio do japao e me trouxe um mas estou tendo problemas pra achar jogos aqui em Curitiba. Se vc quiser podemos negociar

  6. Nagano says:

    Oi, se eu comprar um console do Japão, eu irei ter que comprar apenas os jogos de laa ?

  7. Marcelo says:

    ola galera!!! tem alguem q mora aqui no japao pra me tirar a duvida sobre ter o xbox japones com cadastro na Live americana? Podem me dizer se a Live funciona de boa?
    abracos!!!

  8. Georges says:

    Entao que dizer que meu xbox 360 funcionara jogos que compro aki no BR mas sendo regiao livre se não nao roda

  9. henrique says:

    tenho um xbox BR e um just dance do JP não tem como funcionar ?

  10. claudia says:

    gostaria de saber se eu comprar um xbox one japones da para destravar aqui no brasil e poder comprar jogos piratas e jogar?

Deixe um comentário